Grande parte do projecto UnderLX consistiu no desenvolvimento de uma aplicação para Android, que permite a visualização de informação sobre o estado da circulação no Metro de Lisboa em tempo real, incluindo notificações de perturbações, tempos de espera até aos próximos comboios, mapas de rede, mapas e horários detalhados das saídas das estações, e instruções de navegação na rede que acompanham o utilizador durante a viagem. Os idiomas suportados pela aplicação são o português, inglês, francês e espanhol.
Uma das capacidades notáveis da aplicação é a de localizar o utilizador na rede de Metro, com recurso às redes Wi-Fi presentes em cada estação. A aplicação usa esta capacidade, que pode ser desligada, para construir um histórico de viagens do utilizador, que é submetido de forma anónima nos serviços online do UnderLX. Opcionalmente, a aplicação pode ser associada a uma conta do PosPlay, o que faz com que as viagens submetidas passem a contar para o jogo.
A última versão da aplicação, 0.46 #105 foi lançada em Agosto de 2020 e tem sido mantida desde então através de actualizações do mapa de rede e outras informações fornecidas pelos serviços online UnderLX. Isto tem permitido reflectir na aplicação todas as alterações do estado da rede verificadas desde o lançamento desta versão.
Consideramos a aplicação UnderLX completa, e não existirão futuros desenvolvimentos vindos da nossa equipa para além daqueles possíveis através de actualizações do mapa de rede. Acreditamos que tal possa ocorrer até à operacionalização da linha circular do Metro de Lisboa, altura em que a app será completamente descontinuada, devido à sua incapacidade de lidar com linhas circulares ou em laço sem alterações aos algoritmos.
O código fonte da aplicação encontra-se disponível no GitHub. A versão compilada disponibilizada por nós inclui uma quantidade mínima de código proprietário necessário para aceder a uma pequena parte dos serviços online (submissão de viagens/integração com PosPlay); esta limitação no acesso aos serviços online poderá ser levantada caso terceiros nos apresentem um projeto estruturado para revitalizar a aplicação.
Desde o seu lançamento ao público em geral, em 2017, que a aplicação foi exclusivamente distribuída de forma oficial através do Google Play. Ao longo dos anos, a Google foi alterando as políticas do Google Play, nomeadamente, aumentando o target API level mínimo necessário para submeter novas aplicações e actualizações às aplicações existentes.
API levels mais altos mudam o acesso das aplicações a certas capacidades, o que é geralmente positivo para os utilizadores ao obrigar as aplicações a fazer uso, por exemplo, de permissões granulares. No entanto, algumas destas mudanças também já foram fonte de muita controvérsia, pois acabam por limitar ou eliminar completamente certas capacidades das aplicações e, logo, as liberdades dos utilizadores quanto àquilo que podem fazer com os seus aparelhos.
No caso do UnderLX, estas alterações chegaram a requerer dezenas de horas de trabalho com o redesenvolvimento de componentes centrais da aplicação, o que se torna desinteressante e pouco sustentável para um projeto desenvolvido por voluntários nos tempos livres. De forma mais premente, em determinado momento passou a ser exigida, para a submissão de actualizações no Google Play, uma mudança de target API level que resultaria numa degradação acentuada da funcionalidade de localização dentro da rede de Metro. Sendo este um dos factores da aplicação que consideramos mais distintivo, no sentido em que separa aquilo que uma aplicação consegue (conseguia) fazer daquilo que qualquer website ou Progressive Web App pode oferecer, considerámos esta alteração inaceitável. É por isso que a aplicação deixou de ser actualizada após Agosto de 2020.
Mais recentemente, a Google decidiu tomar uma medida mais drástica e que não tinha sido observada até então: a partir de 1 de Novembro de 2022, deixarão de aparecer disponíveis no Google Play em versões recentes de Android, todas as aplicações que não tenham um target API level recente. Mais concretamente, aplicações que estejam com um target API level inferior a 30 aquando da data da mudança de política deixarão de estar disponíveis nos dispositivos cujo API level seja mais recente. Assim, a aplicação UnderLX deixará de estar disponível no Google Play para a vasta maioria dos utilizadores actuais de Android.
Esta nova política efectivamente faz com que todas as aplicações que não foram actualizadas nos últimos anos deixem de estar disponíveis. Será o caso mesmo para aquelas que podem ser consideradas "completas" ou "terminadas" e que, políticas do Google Play à parte, continuam a funcionar perfeitamente em versões de Android actuais - como é o caso da UnderLX.
Com mais esta alteração, a Google insiste em tornar o Android numa plataforma pouco apelativa para todos os desenvolvedores que não tenham disponibilidade para actualizar as suas aplicações a cada par de anos, para aumentar o seu target API level. Este foi o último golpe numa série de alterações que levaram a equipa do UnderLX a perder o interesse em desenvolver para Android, ao longo dos últimos anos. É ainda uma política anti-utilizador ao dificultar o acesso a aplicações mais antigas que ainda funcionam devidamente. Utilizadores interessados nessas aplicações terão de as procurar em lojas alternativas e em sites aleatórios na Internet, o que é pior para a sua segurança.
Foi assim que o método de distribuição oficial da aplicação UnderLX passou a ser esta página, até ao momento em que a aplicação seja completamente descontinuada, o que esperamos que aconteça apenas aquando da operacionalização da linha circular.